sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Criar e Brincar - O Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem

Acreditamos que o livro “Criar e Brincar: o lúdico no processo de ensino e aprendizagem” venha a trazer para a seara da Educação e da Psicologia um olhar entrelaçado sobre o que venha a ser esse processo e quem é o ser que aprende e o ser que ensina. Diante dos pressupostos da Psicopedagogia, Psicanálise e Pedagogia, este livro discute olhares e formas de como pensarmos nossa prática como educadores e nossa prática com o trabalho com crianças ou jovens que possuam problemas de aprendizagem e outras questões envolvidas.

Não se limitando a esse ponto, este livro leva o leitor a uma reflexão de como pode o ensinante ser partícipe real deste processo, partindo do princípio de que, para aprender, precisa-se de uma pessoa na qual o aprendiz confie e que consiga projetar nele um saber – mas que acredite, principalmente, que sua voz e olhar não serão anulados ou descaracterizados. Isto posto, surge a autoria de pensamento e a autonomia tantas vezes proclamada como primórdios de uma aprendizagem significativa, mas que ficam de fora do processo quando a meta é, talvez, de muitos, o conteúdo a ser aprendido, não importando o sofrimento ou a forma, para se passar no antigo Vestibular que é hoje denominado ENEM.

Defendemos que, para o aprender, é preciso reviver o Homo Ludens que Huizinga nos traz, mais do que o Homo Sapiens que sustenta cérebros com pés e braços que andam por nossas escolas e Academia, perdendo muitas vezes o sentido do porquê estarem ali há mais de 20 anos.

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